Momentos "Só Sossó"

10 agosto 2005

SOS


Nestes últimos dias, meses, temos nos deparado com a desgraça que o nosso país está a ficar, todos os anos é o mesmo e fala-se sempre de melhoras, mas sinceramente, cada vez menos vejo espaços verdes naturais. Tudo bem que os parques são importantes, mas são espaços verdes "artificiais", produzidos pelo Homem, para disfarçar o aglomerado de prédios à sua volta!
A última surpresa foi a nossa Serra da Estrela, mais propriamente Manteigas de onde a nossa Teresinha surgiu à uns anos atrás. Menos um espaço verde que era admirado por todos.
Na minha opinião acho que existem várias opções, que a meu ver não me parecem impossíveis:
-> Em primeiro lugar, acho que se vivesse no " meio do mato", era a primeira a limpar um pouco da minha zona, ou organizava com os moradores uma prevenção onde todos colaborassemos e pudessemos evitar certos prejuizos e acidentes.
-> Todos os anos a câmara municipal de oeiras organiza para os jovens trabalhos de Verão, como o limpar praias, ruas, etc. Porque é que as câmaras municipais desses sítios não organizam trabalhos temporários em que são os próprios jovens a limpar o mato, as florestas, preveniam acidentes e ao mesmo tempo estavam a estimular os jovens para a limpeza das forestas, e aí, ia partir até deles a não poluição, e um maior cuidado com os espaços verdes; já para não falar que secalhar muitos teriam o contacto com esses espaços pela primeira vez!
-> Outra questão é a reflorestação.. Na minha opinião, manter as características da zona, não andar a plantar Oliveiras no Norte, por exemplo , e também com a ajuda dos vários jovens, onde, cada um apadrinhasse uma àrvore e a plantasse. Fiz isso na minha primária, plantei um pinheiro e ainda hoje me lembro de o ter feito, e orgulho-me imenso cada vez que o vejo..

Acho que são hipóteses a considerar, pois faço tensões de mostrar aos meus filhos, e de poder ver nos passeios da minha reforma espaços verdes, únicos e característicos. Cada vez há mais cimento, e menos paisagem, acho que devemos lutar por um país digno, com espaços em que possamos ter orgulho - Sintra, Mafra, Ericeira, Serras.. etc..

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home